segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aquecimento global.


O que é o aquecimento:


O aquecimento global é um fenomeno climático que acontece por causa das poluições e das coisas que destroem a nossa camada de osônio e vão deixando um buraco e cada vez aumenta.Com esse buraco,o sol vai ficando cada vez mais quente.


Causas:

-O nível do mar vai aumentar e muitas pessoas vão ficar desabrigadas.

-Florestas vão ser destruídas por causa do calor do sol.


Outros...


Os gases da atmosfera, como dióxido de carbono, oxigênio e hidrogênio, além de vapor de água, formam uma espécie de redoma que impede que o calor absorvido através dos raios de sol escape para o espaço exterior, mantendo diuturnamente o equilíbrio térmico no planeta. Se não fosse por isso, a superfície da Terra seria coberta de gelo. Essa característica benéfica da camada de ar em volta do planeta recebe o nome de "efeito estufa". Na verdade, a Terra é uma exceção à regra das condições existentes nos outros planetas, por isso é habitável.
Em condições normais, o efeito estufa é então, de certo modo, nossa camada de proteção e tem um lado positivo a considerar. Na atmosfera, como ele torna difícil que os raios solares se dissipem no espaço externo, termina mantendo a Terra aquecida, o que é benéfico para as plantações. Na Terra, a temperatura se mantém constante, não oscila tanto como na Lua.
Mas se esse aquecimento aumenta, as coisas mudam de figura. A partir de certo ponto, o efeito estufa pode se tornar prejudicial, pois o calor na Terra acaba tornando impraticável a vida como ela é agora.
Conforme as indicações do IACID - Inter-American Council for International Development, "o efeito estufa é representado pela elevação da temperatura na superfície do globo, sendo seus principais resultados tufões, enchentes, desequilíbrios climáticos em geral". Esse efeito é provocado, principalmente, pelo aumento das concentrações de dióxido de carbono – CO2 - e outros gases na atmosfera, afirma o IACID, quando a Terra acaba se aquecendo além do normal. A temperatura da Terra tem aumentado pouco a pouco ao longo dos anos, elevando-se em um grau Celsius entre 1880 a 1980.
Além de estar mais quente, o nível dos oceanos está subindo devido ao aumento do efeito estufa.
Praias inteiras tendem a desaparecer, inclusive no Brasil, e seus habitantes são forçados a se mudar de região.
O efeito estufa começou a acelerar-se quando começaram a existir as indústrias, que despejam vários tipos de poluentes no ar. Até que mecanismos anti-poluentes fossem aperfeiçoados, esse efeito já era considerável. E mesmo depois disto, na prática, a proliferação das indústrias e a falta de cuidado e atenção destas para com o meio ambiente continua provocando estragos.
O relatório do IACID afirma que desde o início da revolução industrial a humanidade tem acelerado a queima de combustíveis fósseis, jogando seus gases na atmosfera.
Já a WWF relata que os Estados Unidos são os primeiros a contribuírem para o agravamento do efeito estufa, muito embora os próprios ambientalistas norte-americanos alertem para o fato.
As conseqüências do superaquecimento na Terra são as secas, novas doenças e o agravamento de doenças já existentes, enchentes e pragas. A agricultura sendo atingida, também acarretará o aumento da fome. As geleiras tendem a derreter, as tempestades se tornam cada vez mais fortes e o nível dos mares, elevando-se, fazem com que os mares avancem por sobre as áreas habitadas da orla marítima.
O WWF adverte: "As alterações na camada de ozônio provocam ainda problemas climáticos, como alterações na temperatura terrestre e na circulação da atmosfera. A gravidade do problema é tal que as soluções têm que ser encontradas a curto prazo, sob pena dos danos causados se tornarem irreversíveis".
Ainda segundo o WWF, os tratados internacionais já assinados mostram uma efetiva preocupação com a destruição da camada de ozônio e também indicam as medidas que se deve adotar. "Somente a eliminação do uso de gases nocivos na produção industrial trará efeito significativo à proteção da camada que filtra os raios ultravioletas antes que eles atinjam a Terra", concluem os dirigentes do WWF.
Para os especialistas da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos - NOAA, o clima rigoroso, as chuvas torrenciais e os invernos mais severos em certas regiões são provenientes do efeito estufa no planeta.

2-Causas e conseqüências, Medidas de precaução...
2.1.Causa, Conseqüências e medidas a serem tomadas para as precauções do aquecimento global

As causas do aquecimento global estão ligadas à ação antrópica, tornando-se o homem o principal responsável pelos fenômenos ocorridos na natureza. A concentração dos Gases do Efeito Estufa(GEE) na atmosfera, está relacionada a emissão de gases provocados pelas atividades econômicas das empresas, como dos setores siderúrgicos, energéticos, telecomunicações e transportes que emitem esses gases através de grandes desmatamentos e queimadas. A degradação dos recursos naturais, a perda da diversidade biológica e as atividades agrícolas também contribuem para a ocorrência deste fenômeno.
No século XX, com a ideologia das Guerras Mundiais, foram lançados grandes quantidades de gases tóxicos no planeta. Esses gases provocaram mortes e até hoje muitas pessoas são vítimas de algum tipo de contaminação ou doença principalmente dos gases como o cloro gasoso, esporos de anthrax e gases das bombas atômicas utilizadas na Segunda Guerra Mundial. A atmosfera também sofre com o efeito desses tipos de gases pois ela concentra grandes quantidades em suas camadas mas, a sua ação não é imediata. Nos dias de hoje, nota-se que os problemas relacionados ao aquecimento global têm aumentado espantosamente, fatos esses provocados pela ação do homem.
Os vulcões também contribuem com o aumento do aquecimento global quando eles estão em atividade, lançando no espaço grandes quantidades de gases e poeiras, muitas delas sendo tóxicas.
Os lugares mais afetados pelo efeito desta destruição e conseqüente poluição, provocados na maior parte pelo homem, estão direcionadas totalmente ao ecossistema, que é a base da vida do planeta. O efeito estufa é um exemplo claro dessa destruição porque, a liberação de gases na atmosfera faz com que ele seja o principal causador do aquecimento global. Nos últimos anos, houve um crescimento de 0,6 ºC da temperatura na massa do planeta. Muitas outras catástrofes, advindas do aquecimento global, são causadas pelos fenômenos climáticos e, que por conseqüência, trazem prejuízos as nações, tais como: o derretimento das geleiras glaciais e calotas polares; mudanças no regime de chuvas e ventos; os desgastes dos recursos minerais e do solo que causam intensificação do processo de desertificação e perdas de áreas agricultáveis tornando mais intenso os fenômenos extremos a esse problema como os furacões, os tufões, os ciclones, os efeitos do El Niño e La Niña; as inundações geradas pelas tempestades tropicais; o aumento de doenças respiratórias e algumas viroses; a proliferação de insetos; a extinção de algumas plantas e animais silvestres.
Existem medidas que podem ser tomadas para amenizar estes problemas:
- Diminuir a quantidade de gases lançados na atmosfera através da consciência de toda a nação;
- Coletar e separar todo tipo de lixo;
- Reciclar recipientes plásticos;
- Diminuir as queimadas e o desmatamento, aumentando assim o reflorestamento;
- Coletar aparelhos eletrônicos que liberam alguns tipos de gases, reciclando-os;
Portanto, a conscientização do homem pode amenizar problemas ocasionados por todos os fenômenos do aquecimento global. Utilizando como exemplo dessa conscientização, na revista Veja de Edição Especial, de dezembro de 2002, p. 42 e 43, uma empresa de Telecomunicações conhecida com TIM, publica uma propaganda de sua empresa e nesta publicação ela realiza a junção de marketing com questões relacionadas ao meio-ambiente. No centro da propaganda ela utiliza-se da seguinte frase: “ Na natureza é assim: nada se perde, tudo se transforma. Sua ajuda, por exemplo, pode se transformar em uma bela viagem”
O objetivo desta propaganda é reciclar mais de 60 mil baterias. Tem como pressuposto, alertar sobre os cuidados com o meio ambiente e estimular ações de outras empresas para que ajudem no combate a destruição da natureza. Esta propaganda dá direito aos participantes de concorrer a uma viagem para a África e a três viagens para Fernando de Noronha.

3-Doenças associadas ao aquecimento global
3.1.Doenças e mortes de seres vivos provocadas pelo aquecimento global

O aumento do aquecimento global nas últimas décadas tem provocado mudanças no comportamento do clima e da temperatura mundial e estes fatos estão influenciando fortemente os seres vivos através de doenças na fauna e na flora. A transmissão dessas doenças epidêmicas, são causadas por diferentes tipos de patógenos sensíveis ao clima, tais como, vírus, bactérias, fungos e, também, através dos parasitas de propagação, entre eles os mosquitos e roedores. Com o aumento das temperaturas, esses portadores de doenças estendem seus territórios e afetam populações selvagens até então preservadas.
Todos eles utilizam-se da diversidade de hóspedes para a propagação como, os corais, as ostras, as plantas terrestres e aquáticas, os humanos, os pássaros e outros diversos animais. Os resultados de toda essa destruição e depauperamento do ecossistema são, a morte, e muitas vezes, a extinção de espécies de seres vivos. As espécies com maior risco de extinção são as raras e que vivem em habitat isolados, pois, pelo fato dessas populações serem concentradas e de menores quantidades, o processo de migração não é tão rápido.
Esse desequilíbrio ecossistêmico é decorrente das atividades advindas do próprio homem através da emissão de poluentes, do consumo excessivo de recursos naturais como água, pescado e florestas. Estes problemas são causados pelo terrível crescimento das populações humanas que superlota o planeta. Os resultados obtidos por essa destruição estão fundamentados na maior necessidade de energia, de alimentação e de consumo de toda a humanidade. Estudos realizados a esse respeito, concluem que, em relação aos recursos naturais:
“...nos últimos trinta anos, a humanidade já excedeu a capacidade de regeneração da biosfera. Desde 1970, os recursos naturais já declinaram 33%, enquanto a pressão humana aumentou 50%.” (FUNDO MUNDIAL PARA A NATUREZA – WWF; Grupo Específico do Meio Ambiente, ano III. N.º 27, Março de 2001)
Uma das conseqüências notáveis observadas por pesquisadores no final do século XIX, foi o derretimento de geleiras nos pólos e o aumento de 10 centímetros no nível do mar em um século.
Segundo pesquisadores do Centro Nacional de Análise Ecológica dos Estados Unidos:
“ ...os invernos não desempenham mais seu papel de limitador natural das populações de germes patógenos. Quanto aos verões, eles são mais quentes e mais longos, o que aumenta a duração da transmissão de doenças nas espécies sensíveis ao “estresse” térmico, em particular nos oceanos.”
Fonte: (www.earthlink.hpg.ig.com.br/2002/08/index10.htm).
Uma publicação da revista VEJA, de outubro de 2002, p. 90, relata que a poluição do Norte da Europa causa anomalias sexuais em ursos que vivem no Ártico. Mesmo por estarem isolados das indústrias e com escassa presença humana, eles não estão isolados do efeito da poluição. Por causa do aquecimento global que aumenta a temperatura nesta região, a temporada de caça mais importante para o urso polar, a que antecede o degelo do Oceano Ártico e seu período de hibernação, está diminuindo. Estudos mostraram que um em cada 100 ursos de Svalbard, arquipélago entre a Noruega e o Pólo Norte, é um hermafrodita e esta anomalia afeta, em proporções altas, a vida selvagem do mesmo. A causa principal das mudanças genéticas é obtida por um produto químico conhecido por ascarel, usado na indústria de equipamentos eletrônicos e proibido em vários países onde, esta poluição, é trazida do norte da Europa pelo vento e pela água do mar. Os plânctons, alimento dos peixes, é quem absorve este produto químico e os peixes, ingeridos pelas focas, fazem com que elas concentrem em suas gorduras este produto, que, por sua vez, são a base alimentar dos ursos que consomem em média 2 quilos de gordura de foca por dia. As ursas são as mais atingidas por esta anomalia, desenvolvendo nelas um pequeno pênis. Os cientistas acreditam que a mudança no clima tenha encolhido em duas semanas o período de caça desses animais. Com isto, as fêmeas, desnutridas, não amamentam direito os filhotes, causando a mortalidade das crias. A fome faz os ursos atacar qualquer ser vivo que encontre pela frente. Em Churchill, cidade canadense do Ártico, o degelo aumenta em até três vezes a quantidade de ataques de ursos sofridos pelos moradores. Com o degelo ocorrendo fora de época, esse número torna-se superior a 100.
Com o fenômeno do El Niño, vários recifes de corais morreram em todo mundo, porque o calor as torna suscetíveis a doenças. As ostras também vem sofrendo com o aumento da temperatura onde, ela é ameaçada por um protozoário chamado Perkinsus. Por causa do aumento da temperatura de inverno no final do último século, este protozoário alastrou-se por locais que ainda não havia chegado. Outra doença associada ao El Niño, é um mosquito transmissor da febre do Vale de Rift, uma doença viral observada na África Ocidental associadas a muitas chuvas e às populações de mosquitos que atacam principalmente populações locais e o gado.
Conforme análise de cientistas dos Estados Unidos, no Havaí recentemente está ocorrendo a malária avícola, outra doença associada ao aquecimento global, onde pássaros da espécie akepas que antes viviam a mais de 700 metros de altitude protegidos por temperaturas mais frescas sobre penhascos escarpados da ilha de Mauwi, estão sendo atacados pelo mosquito transmissor dessa doença que dizimou populações desta ave, das quais apenas algumas colônias subsistem atualmente.
Um terço dos habitats de plantas e animais está ameaçado por causa do aumento excessivo da concentração de dióxido de carbono(CO2) na atmosfera que vem ocorrendo no início do século XX e, segundo estudiosos, podem vir a triplicar no ano de 2100. Este aumento da temperatura pressiona plantas e animais a migrar em busca de áreas capazes de suprir suas necessidades físicas, biológicas e climáticas. Estes biomas correm o risco de extinção porque o ritmo do aquecimento é maior que a capacidade deles de migrarem à procura dos habitats adequados.
Fatores locais, como o desmatamento, podem ser controlados, mas hoje são os responsáveis por causar o aumento da temperatura, permitindo que mosquitos transmissores de doenças migrem dos trópicos para os pólos. As doenças também contribuem para a diminuição das espécies que já estão ameaçadas, como falcões e leões. O calor, aliado ao excesso de chuvas, transforma o Brasil no lugar ideal para a reprodução do mosquito da dengue sendo os humanos os infectados por ela.

4-Notícias recentes sobre o aquecimento global

Foi discutido na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Japão, de 1 a 10 de dezembro de 1997, os rumos ambientais do nosso planeta.
Se a emissão de gases poluentes para a atmosfera não for controlada o aquecimento da temperatura da terra poderá provocar mudanças climáticas em várias partes do planeta, com efeitos imprevisíveis para o ambiente e para a economia mundial.
Previsões pessimistas sobre os efeitos do aquecimento global foram traçadas para diversas regiões do planeta, pelos 2500 cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
São elas:
· América Latina: a Floresta Amazônica poderá ser devastada pelo calor e pela seca, agravando as queimadas, além de piorar as condições de vida nas cidades, com a redução da qualidade do ar, aumento do calor e maior frequência de enchentes.
· África: Será a maior vítima do aquecimento global, deverá piorar o processo de desertificação, o deserto de Saara se estenderá em direção ao norte, alcançando o Mediterrâneo.
· Antártica e Ártico: os pólos serão os primeiros a sentir o aumento da temperatura, essa elevação ocasionará grande degelo, as geleiras de Ártico se derreterão.
· América de Norte: as áreas de produção de trigo americanas se deslocarão para o norte, beneficiando-as com o aumento de áreas para agricultura, enquanto, tempestades e furacões atingirão o sul. As florestas do Canadá poderão ser devastadas pelo calor e pela seca.
· Europa: as áreas permanentemente geladas das regiões Árticas e da Groelândia se fundirão, provocando o afundamento do terreno. As praias do Mediterrâneo serão inundadas.
· Ásia: a falta de água se agravará no Oriente Médio, um terço de Bangladesh será inundada pelo mar, mudanças significativas ocorrerão nas regiões temperadas, com a diminuição da tundra e das florestas temperadas.
· Oceânia: a Austrália sofrerá secas, mas a Nova Zelândia deverá ser beneficiada com aumento das áreas para a agricultura.
· Países insulares tropicais: Ilhas do Caribe e do Pacífico podem desaparecer com a elevação do nível do mar, as que correm mais riscos são as de Bahamas, Maldivas e Marshael.
Ainda segundo os especialistas, se o efeito estufa continuar no mesmo ritmo, a temperatura da terra pode aumentar 5,8ºC até 2100, essa variação de temperatura só seriam consideradas normais em um período de mil anos.
Outro dado divulgado recentemente é que a temperatura global média em janeiro de 2002, foi a maior já registrada neste mês, 12,7ºC.

5-O Protocolo de kyoto

Delegações de 150 países estiveram na Conferência de Kyoto em busca de um acordo que permita reduzir as emissões de gases que contribuem para o aumento da temperatura do planeta.Mas o consenso no fator econômico, principalmente por parte dos países desenvolvidos.
O protocolo de Kyoto prevê uma redução global nos próximos 15 anos de 5,2% das emissões dos principais gases poluentes. Esta redução será feita apenas por países industrializados, em cotas diferenciadas até 8%.
Mas países da União Européia não acreditam que o protocolo traga mudanças no combate ao aquecimento global, resta saber como obrigar os países ricos a cumprir seus compromissos.


Pesquisadoras:Luana Lara e Hannah Dantas

4 comentários:

  1. Adorei,pois desse jeito podemos aprender a ajudar o mundo,e muito intéresante e e uma boa pesquisa.

    ResponderEliminar
  2. Adorei pois podemos tornar do mundo um lugar melhor aprendendo é muito criativo e interessante!
    Luana

    ResponderEliminar
  3. Existem medidas a curto e médio prazo que possam amenizar o efeito estufa? Se houver!?
    Estamos numa situação alarmante não vejo medidas que possam amenizar a não ser a longo prazo.

    Shirley Rocha

    ResponderEliminar
  4. Parabéns: pelo maravilhoso blogger. Para você e seu inteligentíssimo público: a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL:

    O que religiosos chamam erradamente de MUNDO MATERIAL, e cientistas chamam também erradamente de UNIVERSO MATERIAL:



    MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, é:



    Que funciona de forma INTERLIGADA ENERGETICAMENTE, não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES, infinitamente mais avançados do que conhecemos: como WI-FI.



    No NÚCLEO do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL:



    Existe um TRANSFOMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que recebe a ENERGIA emitida pela GALÁXIA, transforma e reduz essa ENERGIA, repassando-a também através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES para o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO: do nosso PLANETA.



    TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que por emitir ONDAS DE CALOR em ALTAS TEMPERATURAS, de dentro para fora:



    É chamado erradamente pelos das ciências não avançadas: como NÚCLEO DE FOGO.



    Como o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR chamado erradamente de SOL, encontra em MAIORES ATIVIDADES:



    Vem colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO do nosso PLANETA, aquecendo-o um pouco mais: e causando o AQUECIMENTO GLOBAL.



    TRANSFORMANDO A ÁGUA SÓLIDA DAS CALOTAS POLARES E GELEIRAS, EM ÁGUA LÍQUIDA: e ÁGUA LÍQUIDA: em VAPOR DE ÁGUA.



    Como nosso PLANETA-H, encontra-se envolto por camadas-protetoras, dentre essas a de OZÔNIO:



    Provocando retenção desse AQUECIMENTO, já em forma de VAPOR DE ÁGUA:



    Surge o que é conhecido: como EFEITO-ESTUFA.



    Todos nós que habitamos esse PLANETA-H que chamam erradamente de TERRA, já teríamos sido cozidos, se não tivesse surgido não por ações humanas, e não viesse aumentando gradativamente, por um processo, exclusivamente natural:



    O que é conhecido equivocadamente: como “BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO”.



    Não faz tanto tempo assim, que alguns cientistas premiadíssimos das ciências-não-avançadas, afirmavam improcedentemente que o aumento do BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO, provinha exclusivamente de ações
    humanas: através do lançamento de gases-CFC.



    Providências humanas foram tomadas no sentido de estagnar ou reduzir, o tamanho desse DISSIPADOR chamado erradamente de BURACO: que naturalmente para o bem de todos: só vem aumentando.



    Evitar exposições ao SOL em horários inapropriados: fazer uso de protetores recomendados por médicos dermatologistas: tomar banho de SOL até antes das 09:00h da manhã, e só depois das 04:00 da tarde: aconselho.



    SOL, apenas para os microcosmos-representantes-investidores-completos-por-livres-ações: não avançados.



    Para mim:



    DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR: “DEAT”.



    ESSA É A VERDADEIRA CAUSA: DO AQUECIMENTO GLOBAL.



    Para os das ciências-não-avançadas, que insistem em afirmar que o AQUECIMENTO GLOBAL resulta de tola ações-humanas, através do lançamento de CO², na atmosfera do nosso PLANETA:



    Que façam o KILAUEA que há meses encontra-se em atividades anormais: parar de vomitar.



    Se te interessa saber gratuitamente, no que resultará todo esse AQUECIMENTO:



    Acesse o http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/

    ResponderEliminar