segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mais noticias do aquecimento global

Por que acontece o aquecimento global?
O aquecimento global é um aumento da temperatura média da superfície da Terra que vem acontecendo nos últimos anos. As razões desse fenômeno ainda provocam grandes discussões entre cientistas, e vários motivos têm sido apontados para explicar essa mudança no clima. Umas das principais é o efeito estufa, causado pela concentração dos gases metano, dióxido de carbono (também conhecido como gás carbônico), gás nitroso e CFCs na atmosfera, que é a camada de ar que envolve a Terra.
Esses gases absorvem a radiação infravermelha emitida pelo nosso planeta e devolvem essa mesma energia para a superfície, onde vivemos. Assim, o calor fica concentrado e a temperatura sobe. É como se a Terra fosse colocada dentro de um pote fechado e deixada ao sol.
Faça um teste para entender melhor como a Terra está esquentando
Você vai precisar de dois potes de vidro com tampa e de um pouco de água. Coloque uma colher de chá de água em cada pote, tampe apenas um deles e deixe-os ao sol por duas horas ou mais. Depois veja o que acontece! A temperatura do pote sem tampa não vai mudar. Já o outro, com tampa, estará bem quente por dentro, porque o calor do sol que entrou não teve como sair.


Pesquisadoras:Luana Lara e Hannah Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário